top of page

A quebra de regras e leis hoje em dia é um grave problema, pois está cada vez mais frequente na sociedade. As pessoas não pensam na consequência que suas ações podem causar na vida dos outros e isso leva a um grande desequilíbrio. Cada vez mais, os cidadãos estão burlando as leis por benefício próprio.

As regras foram criadas para manter a ordem social e garantir uma convivência harmoniosa e respeitosa. Contudo, elas exigem abrir mão de uma parte da liberdade e deixar de lado nossas vontades em prol de uma vivencia equilibrada. Isso gera uma grande insatisfação pelas pessoas que querem uma liberdade completa e elas acabam quebrando essas regras e leis.

Muitos burlam essas restrições por ganho próprio, por exemplo, ao passar de um sinal amarelo para não “perder velocidade” ou ao roubar algo porque lhe agrada. Algumas dessas ações têm consequências leves ou não as possuem. Em outros casos, podem haver consequências drásticas como, por exemplo, batidas de carro provocam mortes.

Existe uma grande desconfiança do povo no cumprimento e efetividade das leis. Frequentemente passam notícias de políticos, por exemplo, que participaram da Lava Jato sendo soltos, o que leva a perca de fé da população no sistema judiciário e na polícia. Quando essa fé é perdida, o índice de quebra de leis aumenta mais ainda.

As regras e leis são cruciais para a vida em sociedade e sem elas a vida seria um caos total. É importante que lembremos que elas são uma das razões que temos o mundo que temos hoje. Portanto, não devemos burlar regras e leis, pois nossas ações tem impacto na vida dos outros.

Vale burlar regras e leis?

bottom of page